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Compreendendo RPG.

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Mensagem por nee-chan Sáb Mar 07, 2009 7:54 pm

O que é?
O Role-playing game (RPG, traduzido como "jogo de interpretação de Personagens") é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papeis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.

Os RPGs são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um único time que se aventura como um grupo. Um RPG raramente tem ganhadores ou perdedores. Isso o torna fundamentalmente diferente de outros jogos de tabuleiro, jogos de cartas, esportes, ou qualquer outro tipo de jogo. Como romances ou filmes, RPGs agradam porque eles alimentam a imaginação, sem no entanto limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.


O que se pode fazer em um jogo
Em um jogo de RPG, cada jogador tem grande liberdade para criar o seu personagem e interpretá-lo, sempre seguindo as limitações impostas pelo sistema escolhido (alguns sistemas são mais realistas, outros permitem personagens muito poderosos como heróis de histórias em quadrinhos). Mas o que é que um personagem pode e não pode fazer dentro de um jogo? Um primeiro ponto importante é: o personagem tem os seus próprios conhecimentos, que nem sempre são os mesmos do jogador. Um exemplo simples, um jogador sabe que determinada porta da fortaleza só pode ser aberta com o uso de uma certa alavanca escondida, mas se o personagem não souber disso ele não poderia abri-la sem que tenha acesso a essa informação diretamente no jogo.

Depois de criado, o personagem tem suas próprias características, lembranças e habilidades.Ele também pode ser de alguma organização que existe ou entre os amigos,ou de uma nação ou até se o RPG seja sobre um filme, por exemplo, pode entrar na organização desde que de acordo com o GM (Game Master) como por exemplo derrotar um membro. Podem também ser inventadas características de acordo com o jogador ou só no jogo, como por exemplo medo de sangue (é só um exemplo), pode ser desenhado um "bonequinho"(assim como podem ser inventados paises,cidades,etc),pode ter uma desvantagem contra tal raça...O personagem deve ser inventado de acordo com o que o jogador quiser, é claro com algumas limitações como os atributos ( habilidades especiais que derivam de acordo com a história), por exemplo que são limitados pelo GM (ou Narrador,Game Master,dentre outros vários nomes)Em uma sessão, é muito comum que o jogador conheça diversas coisas que o seu personagem não conhece. Por exemplo, o jogador pode já ter usado outro personagem em uma situação semelhante a que o personagem atual se encontra, ou por conhecer as regras do sistema sabe as fraquezas de certos inimigos no jogo. Mas em um jogo de RPG o jogador não deve usar conhecimentos que ele possui, mas sim interpretar seu personagem com fidelidade. Por exemplo, se uma pessoa está assistindo um filme, muitas vezes já sabe onde a mocinha que foi raptada pelo vilão está escondida. Mas o protagonista não sabe, e é por isso que ele não vai direto salvá-la. A mesma coisa acontece no jogo, o jogador pode possuir conhecimentos que o personagem não tem, mas ele deve interpretar o seu personagem, e representar a sua falta de conhecimento sobre o assunto.

Então, uma das coisas que um jogador não deve fazer, é ir contra as características de seu personagem, o que é chamando entre os RPGistas de "antijogo"; ou usar conhecimentos sobre o sistema para vencer seus adversários de um modo que seu personagem não deveria agir, o que muitos chamam de "meta-jogo" ou "sexto-sentido", que seria o personagem saber de uma informação sem que alguém o contasse ou que ele visse com seus próprios olhos. Essa regra não vale somente para os conhecimentos do personagem, mas também para a personalidade que o jogador definiu. Se, por exemplo, ele fez um personagem com excesso de confiança, ele deve representar isso mesmo quando ele sabe que poderá trazer prejuízos ao seu personagem. Se ele faz um personagem que tem fobia de fogo, ele deve representar esse medo quando passar por uma situação aonde o seu personagem esteja próximo do fogo.

O também jogador não deve tentar se aproveitar de "furos" ou erros nas regras. Alguns jogadores tentam usar as regras de seu sistema de forma a conseguir o máximo de vantagens possíveis para os seus personagens, com o mínimo de efeitos colaterais. Isso não seria um problema, no entanto muitos RPGs possuem regras bastante complexas, e alguns jogadores se utilizam de furos nas regras para conseguir vantagens que não deveriam ter. Jogadores assim costumam ser chamados pelos RPGistas de "apelões". Como exceção, o único jogador que pode burlar as regras se assim desejar, é o narrador, para garantir o bom andamento da campanha e a diversão de todos. Para isso, algumas vezes ele pode precisar ignorar certa regra, para não impedir a diversão do jogo. Por exemplo, pode ser que por uma fatalidade um dos jogadores faça alguma coisa que estrague toda a aventura: O narrador deve ser livre para ignorar as consequências dessa atitude, para o bom andamento do jogo.

O ideal é que o narrador faça isso de forma que os jogadores não percebam tal coisa. O segredo do bom narrador, é fazer com que os jogadores confiem nele. Um narrador que sabe a hora certa de esquecer ou modificar os resultados de uma jogada de dados, pode tornar o jogo mais equilibrado. (Por esse motivo, as jogadas de dado do narrador normalmente são feitas em segredo, para que os jogadores não saibam qual é o resultado, dando assim liberdade para o narrador modificá-las quando precisa.) Mas é importante dizer que o narrador não deve abusar dessa ferramenta, pois dessa forma pode tirar totalmente a aleatoriedade do jogo. Assim, o jogo deixa de ser imprevisível. E não existe graça quando se sabe que todos os desafios serão vencidos. "Perder" também faz parte do jogo.

Fonte: Wikipédia

Duvidas sobre o funcionamento ou como fazer um rpg sao colocadas neste topico.
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Mensagem por ca-chan Sáb Mar 07, 2009 9:46 pm

Ahm eu li isso mas ainda não entendi lá mto bem o que é um RPG -.-

Alguém me sabe explicar em palavras mais simples? onegai
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Mensagem por nee-chan Sáb Mar 07, 2009 10:21 pm

um rpg é tipo um teatro, mas em vez de veres, so podes ler.
Cada pessoa faz de uma personagem (tendo em conta as caracteristicas da personalidade da personagem escolhida). As personagens interagem entre si.. e é criada uma especie de historia onde quem manda és tu.
Existe ainda um narrador, que serve para dar alguma indicaçoes e para n desviar o sentido da historia, para organizar.

xD n sei se deu para preceber
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Mensagem por ca-chan Dom Mar 08, 2009 5:33 pm

Mas somos nós que fazemos a "história" das personagens? E depois como interajo com as outras personagens?

Desculpem lá a ignorância xD
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Mensagem por nee-chan Dom Mar 08, 2009 8:33 pm

o narrador dá as indicaçoes para a historia, mas dspois cada pessoa controla uma personagem, por isso és tu quem fazes a historia (podes combinar coisas, do genero encontros ou jogos ou o que quiseres.. o narrador serve so para nao ir cada pessoa para seu lado). 1 exemplo:

tendo em conta que:
usuario 1 - Kazami Mizuho
Usuario 2- Kei
usuario 3 - ICHIGO MORINO

Narrador- Mais um dia de aulas tinha chegado. Kei ainda pensava sobre o que se tinha passado na noite anterior. O que seria aquela luz no ceu? E aquela rapariga..
Nesse mesm momento, entra na sala a nova professora.

Post do usuario 1 - Mizuho

Olá meninos, err... umm.. eu sou a vossa nova professora. O meu nome é Kazami Mizuho.

Narrador- Todos olham atentamente a nova professora, que ficou bastante atrapalhada quando viu kei.

Post usuario 2 - Kei

Pensando - Mas ela é.. a rapariga que eu vi ontem!

post do Usuario 3 - ICHIGO MORINO

Professora, sente-se bem? parece um pouco atrapalhada.



etc etc.. esntretando outros usuarios podem ir entrando xD .. isto foi so um exemplo com o rpg de onegai teacher. Cada usuario pode usar tbm no post uma foto da personagem que quer...
Depois podes ter tbm de realizar tarefas, mas o narrador avisa-te sempre. :)
Deu para entender?
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Mensagem por ca-chan Dom Mar 08, 2009 10:09 pm

Acho que já entendi xD Cada usuário pode dizer o que lhe apetecer mas tem que seguir as indicações do narrador ne?
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Mensagem por nee-chan Dom Mar 08, 2009 10:38 pm

sim é isso :)
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